domingo, janeiro 08, 2006

10 filmes que marcaram...

Aqui vai minha lista de 10 filmes que marcaram de alguma forma minha trajetória cinematográfica. Está em ordem de data que vi o filme.

Os Intocáveis – Primeiro filme que vi em vídeo cassete, conta a história de um grupo de policiais que querem colocar as mãos em Alcapone. Liderados por Kevin Costner, contam ainda com Sean Conery e Andy Garcia no elenco. Filme pra mim viciante que conta com a atmosfera policial.

Drácula de Bran Stoker – Foi o primeiro filme que vi várias vezes seguidas (7 para ser exata). É um Drácula ‘romanceado’ e com tom dramático, merecendo destaque as atuações que nos presenteiam com ótima atuações.

Apocalipse Now – Maravilho filme de guerra que critica veementemente a guerra do Vietnã. Marlon Brando o pouco que aparece na tela com ser personagem louco liderando selvagens na floresta é o marco dessa produção que visa alertar sobre a grande devastação psicológica sofrida pelos soldados.

Nó na Garganta – Um ‘comédia’ dessas de se fazer chorar. Debochado, conta a história de um menino que busca na imaginação a fuga para o cotidiano turbulento. Contudo, com suas traquinagens, deixa seus pais e vizinhos um tanto injuriados causando sérias conseqüências pra vida do menino. É um filme que não vejo mais em locadoras mas que merece uma atenção especial.

O Sétimo Selo – Um filme de Ingmar Bergman que conta a história de um cavaleiro que vindo das cruzadas passa a questionar a fé e existência de vida. Desafia a morte para uma partida de xadrez para que assim consiga decifrar o mistério divino. Uma obra maravilha que conta com belas reflexões a cerca da fé, morte e divindade.

Fale com Ela – Com seu tom poético abriu de vez as portas para o cinema alternativo na minha vida. Mesmo para aqueles que não são fãs de Almodóvar a história conquista com sua nuança delicada.

As Horas – Três mulheres, três histórias, três dramas em épocas diferentes. É retratada um pouco de Virgínia Woolf e seu processo criativo, assim a ênfase é mesmo no interior de cada personagem.

Laranja Mecânica – Obra-prima do cinema que conta a história de Alex, um jovem que pratica ultraviolência como diversão liderando seu bando de desordeiros que o traem, acabando na cadeia. Uma bela reflexão distópica que nos mostra as várias facetas da sociedade.

Fabuloso Destino de Amélie Poulan – Um doce de filme sobre uma moça que resolve ‘mudar’ sutilmente o cotidiano dos seus vizinhos com boas ações, contudo sua vida continua na inércia total... É leve e ao mesmo tempo conta com um roteiro muito inteligente.

Antes do Amanhecer – Um casal se encontra em uma viagem de trem na Europa e resolve descer e curtir Viena juntos. Diálogos inteligentes, o tipo de filme no qual nos transportamos para a tela.

Nenhum comentário: