segunda-feira, janeiro 16, 2006

Hotel Ruanda

Difícil falar desse filme sem colocar política no meio. Não é novidade que a �frica vive num total abandono das potências-donas-do-mundo ocidentais (chega até ao clichê), porém daí para o que vemos em Hotel Ruanda e para o que vemos acontecer no Iraque, lugar rico em petróleo, ficamos abismados. Enquanto em Ruanda houve um total desinteresse ocidental, como mesmo disse o dono do hotel na Bélgica que salvar aquele povo não dava votos, vemos que no Iraque os EUA estão bem preocupados com o 'povo' a ponto de deixar suas tropas fazendo aniversário por lá.

O filme conta a história de Paul, o gerente de um hotel que é freqüentado por europeus, políticos e faz parte de um rede internacional de hotéis o qual o dono é belga. Foram belgas que colonizaram Ruanda e eles dividiram o povo em 'tutsis' e 'hutus'. Os tutsis eram uma minoria escolhida pra governar o país, por serem mais claros, terem nariz mais afilado e serem mais altos. Os hutus são maioria e quando os belgas abandonaram o poder o deixaram para os hutus, aos quais querem 'vingança' dos tutsis.

Paul é hutu, mas sua mulher é tutsi. Daí começa a saga dele pra salvar sua família, amigos, vizinhos e mais um tanto de pessoas que vão se refugiar no hotel. As crianças são alvos fáceis, como diz uma missionária da cruz vermelha 'eles estão matando as crianças para não haver uma próxima geração'. É um verdadeiro genocídio donde o ocidente vê tudo, homens matando os outros com facões, e fazem nada, lamentam somente a natureza assassina humana. No entanto, isso não é suficiente e Paul através de muito suborno e jogo de cintura vai tentando manter as pessoas do hotel vivas, principalmente sua mulher e seus filhos.

Termina-se de ver o filme torcendo pra que tudo não passe de uma deslavada ficção. Porém isso aconteceu não faz muito tempo. Mas não nos cansamos de relembrar o genocídio contra os judeus anos após anos... Contudo não temos olhos para o que acontece tão recentemente na �frica. Mas a culpa é da população de Ruanda, quem manda não ter dinheiro, petróleo ou diamantes para encher os olhos dos ricos banqueiros.

Este filme demorou muito para chegar nos circuito nacional e vale mesmo pelas maravilhosas interpretações e um ótimo roteiro. Mesmo não tendo sido foco da mídia o é um trabalho que merece ser divulgado na propaganda boca-a-boca.

4 comentários:

Lizi disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
disse...

quem mandou morar no fim do mundo :P ahdahdiauhaiuhaiuuia

Anônimo disse...

Pronto já sei qual filme verei nesse finde... hehehe
flws thiagão !

Anônimo disse...

Este eh sem duvida um grande filme!!!
Deveria ter feito mais sucesso, mas...