sábado, fevereiro 25, 2006

Orgulho e Preconceito

Pride ande Prejudice, 2005, direção: Joe Wright.

Keira Knightley não deverá ganhar o Oscar (tb, pudera!), contudo sua atuação em Orgulho e Preconceito marcará aquele que assistir a trama. A personagem com muita simplicidade nos passa toda a 'espuletisse' e convicção, sem perder aquele 'q' de ternura. A história gira em torno de uma família com 5 meninas prontas pra casar, com suas mãe desesperada por arranjar um bom partido pras filhas (lê-se um passo a frente na pirâmide social).

O filme nos faz mergulhar num mundo de risadinhas, boatos e amores a flor-da-pele. O casal que parece se odiar, Mr. Darcy e Elizabeth, fazem daquele recurso usado indiscriminadamente em comédias romanticas (de casal que se odeia), dar certo. Acaba-se por transcorrer a história numa aurea de encantamento e, não podemos deixar de observar, a riqueza das falas.

Apesar de não ter visto outras adaptações e nem ter lido o romance de Jane Austen, ouso dizer que esta foi uma das melhores adaptações da história. Vale a pena degustá-la e torcer pelo casal mais improvável: o anti-social taciturno muito ruico e a alegre teimosa garota de família pobre. Filmes como esse além de levantar o espírito nos fazem crer que o amor é algo a ser meticulosamente engendrado pra ser especial, e não uma saida de emergência, como subterfúgio de sair casa dos pais pra deixar de ser solteirona).

Aconselho mesmo o filme, a história é linda mesmo e em especial o tratamento que ela levou agora. Não me admira o sucesso desse casal, que na improbabilidade e antagonismo se torna o mais perfeito. E detalhe, não tem uma cena de beijo no filme!

Inté, e olha que o Oscar está chegando e com ele a torcida pelos nossos favoritos!

2 comentários:

Anônimo disse...

q blog chic. Comments de filmes eu adoro tb!!! Achei lá pela comuna do Brokeback do qual vc é dono e eu faço parte...
Olha o último indicado ao Oscar que vi foi Capote (massa!!!) qt a Pride... é bom, bonitinho, um romance bem realizado mas fica a pergunta no ar "Porque pra ser indicada ao Oscar algumas atrizes precisam ficar feias?" Se esse ano Reese ganhar aí o rumo muda, pq ela que sempe foi feia só agora faz um filme onde está realmente bonita. É esperar pra ver...

Anônimo disse...

infelizmente ainda chegou por aqui...
mas em DVD eu nao perco!!!